quarta-feira, 7 de agosto de 2013

CRONOGRAMA CAPILAR: O que é e como eu faço o meu??

Oi meninas, vamos falar de coisa boa? Mas não é sobre a Top Term, kkkkkk

 O assunto mais uma vez é sobre cabelos, e eu vou falar do Cronograma Capilar.




O cronograma consiste em usar no cabelo, três tipos de máscaras que servem para:
Hidratação, Nutrição e Reconstrução dos fios, se seu cabelo ta detonado, sem vida, seja bem vinda ao cronograma, se estiver meia boca, também faça o cronograma, o cabelinho agradece :)

Para começar o cronograma, é necessário separar as máscaras para saber, em que fase elas se encaixam, quando se tratar de:

HIDRATAÇÃO: Nessa fase, se repõe a água perdida pelos fios por processos químicos (tinturas, escovas progressivas, henê, etc) e processos mecânicos (secador, chapinha, babyliss...), é necessário ler no rótulo do produto o que vem de componentes, nas máscaras de hidratação, geralmente os componentes são:  panthenol, aloe vera, leite, e também dá para acrescentar nas máscaras bepantol líquido, soro fisiológico, açúcar cristal ou glicerina para potencializar seu efeito.

NUTRIÇÃO: Essa fase, o meu cabelo adora, é a fase de reposição de nutrientes que o cabelo perdeu, pode usar a máscara pura de nutrição, como também pode acrescentar óleos naturais, que o efeito fica melhor, os componentes da máscara de nutrição são: manteiga de karité, máscaras que contém na fórmula óleo de argan, óleo de ojon, óleo de macadâmia, óleo de coco, ceramidas, e dá também para acrescentar óleos na máscara para potencializá-la: óleo de coco, óleo de tutano, óleo de rícino, óleo de abacate, óleo de amêndoas, entre outros.

RECONSTRUÇÃO: Se o seu cabelo estiver fragilizado, poroso, emborrachado, com queda devido a quebra, ressecado, ele precisa ser reconstruído... as máscaras de reconstrução possuem como componentes: queratina, cisteína, arginina, creatina, colágeno, dá para acrescentar queratina líquida na máscara que fica super bom. 

Agora que vocês já visualizaram os componentes que classificam as máscaras, é hora de montar a sequência do cronograma, aí vai de cada cabelo e de sua necessidade, dá para saber do que o cabelo mais necessita conforme vocês forem utilizando as máscaras, foi assim comigo...

O tratamento é para um mês, e depois começa o ciclo novamente:

1ª Semana: Hidratação, hidratação e nutrição
2ª Semana: Hidratação, hidratação e reconstrução
3ª Semana:: Hidratação, hidratação e nutrição
4ª Semana: Hidratação, hidratação e reconstrução

OBSERVAÇÕES:


  • Esse ciclo é pra quem lava o cabelo três vezes por semana como eu, já vi outros cronogramas que as meninas lavam com mais ou menos frequência, aí tem que adaptar, tem que fazer o ciclo de acordo com a necessidade do cabelo;
  • NUNCA comece o ciclo com a fase de reconstrução, pois o seu cabelo tem que estar hidratado e nutrido, para aí sim ser reconstruído;
  • A reconstrução deve ser feita apenas duas vezes por ciclo, pois excesso de queratina, causa endurecimento e quebra dos fios;
  • Cabelos detonados, ressecados, porosos e que estão com a ponta rindo: oi!! isso mesmo, pontas dando risada de esturricada, o meu é assim calma... precisam fazer umectação antes da máscara de nutrição, eu uso para umectar: azeite de oliva, óleo de amêndoas, azeite de dendê ou óleo de argan, passo o óleo no cabelo todo, especialmente nas pontas, prendo e deixo uma hora antes de lavar os cabelos e aplicar a máscara de nutrição;
  • Eu enluvo as mechas do cabelo e as envolvo em papel alumínio, isso mesmo!, papel alumínio, que dá um tchan no cabelo, porque esquenta o bichim e ajuda a potencializar as máscaras.
  • Ha, já ia me esquecendo, com relação ao shampoo, eu uso vários, só as máscaras nas suas devidas fases que são específicas, e quando eu quero o cabelo com um ótimo resultado, uso shampoo anti resíduos para abrir as cutículas e passo a máscara de hidratação em seguida, só não usem o shampoo anti resíduos com muita frequência, porque se não o cabelo de vocês vai gritar de esturricado: PARAAA com isso...,  kkkkk brincadeira..


Eu comecei a seguir o cronograma esse ano, assim que conheci o grupo Cronograma Capilar no face, se vocês quiserem participar entrem lá: https://www.facebook.com/groups/cronogramacapilar2/, eu aprendi muita coisa bacana nesse grupo e tem várias dicas espertas que sempre me ajudam :)

Então é isso meninas, me desculpem pelo post enormeee, mas o conhecimento só é bom quando é adquirido e passado adiante, para ajudar outras pessoas que talvez não conheçam essa maravilha que é o cronograma capilar. 

Beijos, Day. 











2 comentários :

  1. Muito legal Day! Valeu, apesar de conhecer o cronogra,gostei das suas instruções e da forma que estão dispostas ;-)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Aline, eu fiz de um jeito resumido para ajudar quem já conhece o crono e quem vai começar no ciclo de maravilhas :)

    ResponderExcluir